Por que eu contrato um serviço de internet de 10 “Mega” e baixo arquivos a 1 MB?

Mas por que isso acontece? Por que contratei uma coisa e quando recebi era outra completamente diferente? Que atire a primeira pedra quem nunca teve dúvidas quanto a este assunto, seja em um primeiro momento, quando idealizando quanto tempo o download de determinado programa demoraria, seja antes de estudar ou ler sobre o assunto.

Este fato acontece porque estamos falando de medidas diferentes. E essa confusão, na maioria dos casos, deve-se ao prefixo “Mega” muitas pessoas acreditem estar contratando um serviço com velocidade em Megabytes enquanto na verdade ele está em Megabits.

Megabytes e Megabits

Como o termo Megabyte é muito mais conhecido do que Megabit, o anúncio de uma velocidade como “Mega” sem dúvidas traz certa confusão, ainda mais porque são medidas diferentes. Para entender esta diferença, vamos começar fazendo a conta com as medidas “básicas”. Cada byte é composto por 8 bits, um kilobyte é composto por 1024 bytes e logo, um megabyte possui 1024 kilobytes.

donloads

A medida da velocidade depende da grandeza na qual ela está especificada

O bit e o byte deram origem a mais duas unidades de grandeza: bps (bit por segundo) e o B/s (byte por segundo). Ambas pertencem à grandeza “taxa de transferência” e também são responsáveis por boa parte das reclamações recebidas nas centrais de atendimentos das empresas prestadoras de serviços de Internet.

A taxa de transferência normalmente é expressa em KB/s (kilobytes por segundo). Se um byte é igual a oito bits, obviamente a taxa de transferência terá um valor oito vezes menor. Partindo desta premissa, se você quer saber qual será sua taxa real de download, faça o cálculo “dividindo por 8”.

O resultado será um valor aproximado, pois um pouco desta velocidade deve ser descontada para o fluxo de dados. Abaixo segue uma tabela para ilustrar melhor a idéia:

 

doloads taxas

Para saber aproximadamente quanto tempo o download de um programa vai demorar, você pode fazer o seguinte cálculo:

Primeiro, transforme o tamanho do programa para Kilobytes. Para um valor aproximado, multiplique o valor em Megabytes por 1000. Vamos utilizar um programa de 10 MB como exemplo:

10 x 1000 = 10000

Em seguida, divida este número pelo valor da velocidade do download. Digamos que sua conexão seja de 300 Kbps, o que leva a uma velocidade de download de 37,5 KB/s. (Aqui está a medida de tempo em segundos)

10000 / 37,5 = 266,66

Então, como o valor encontrado está em segundos, divida-o por 60. O resultado será o tempo aproximado (em minutos) que o download deverá demorar.

266,66/60 = 4,44 minutos

 

 

FONTE: TecMundo

Mikrocenter © Todos os Direitos Reservados
Rua Desembargador Dionísio Filgueira, 586
Mossoró/RN

Tele-Atendimento:
(84) 3422-8080

Empresa homologada pela